quarta-feira, 28 de julho de 2010

Descaso e pastas vazias: Arquivos importantes não são encontrados na Câmara Municipal de Itaporanga


Depois que o presidente da Câmara de Itaporanga, José Queiroz (PMDB) foi afastado do cargo, a Comissão de investigação começou a apurar as irregularidades que fundamentaram as denúncias feitas pelo Sr. Márcio José Gomes Rufino.

O descaso é visível. Para se ter uma idéia, desde que o presidente em exercício, Francisco Saulo (PSDB) assumiu o cargo no último dia 16, ainda não foi possível tomar posse dos balancetes referentes ao período de janeiro de 2009 à junho deste ano. As pastas que deveriam arquivar os balancetes, licitações e contratos referentes a este período não foram encontradas e nem mesmo o livro de atas.Todos esses documentos pertencem ao Poder Legislativo de Itaporanga e por isso deveriam estar arquivados na seda da Câmara Municipal.

As irregularidades apontadas estão sendo apuradas, como é o caso da denúncia que cita o nome de Alex Lacerda de Caldas como funcionário fantasma. A pessoa citada é desconhecida dos demais servidores e recebeu em 2009 o valor de R$ 9.538,43 para prestar serviços de controle de despesas, arquivamento e organização dos documentos da Câmara.

A constatação explica a falta de organização. A sala de arquivos da Câmara, que deveria ser um lugar limpo e arejando, pois guarda documentos que tratam da história política do município, encontra-se em total desordem. O fato é que foram encontradas pastas jogadas pelo chão, e em contato com a umidade, objetos de decoração, materiais de limpeza e até depósitos de água mineral misturados em um só ambiente.

O cenário é lamentável: Cadeiras com encostos rasgados e espumas descobertas. O tombamento dos objetos e equipamentos não foi feito porque o Presidente afastado ainda não compareceu, embora tenha sido notificado oficialmente.  

O mais preocupante para o processo de investigação é a falta de acesso a documentos tão importantes que deveriam estar arquivados, já que esse trabalho deveria ser feito por um funcionário contratado que ganha pra isso. De todo modo, lamenta-se que a Casa do povo tenha sido tratada com tanto descaso.