Caos e descaso na saúde pública do nosso estado.O fato novo é que no município de Itaporanga,o Hospital Regional que atende a toda região do Vale do Piancó fica sem médico plantonista nos fins de semana.
Segundo a Diretora do hospital Dra. Wilka Rodrigues, esse é o terceiro final de semana que a situação se repete. Em virtude da falta de médico, tem ido constantemente à João Pessoa em busca de solução para o problema,mas, infelizmente, não está conseguindo médico que queira assumir o referido plantão.
Os pacientes são socorrido pelo SAMU ( Serviço de Atendimento Móvel de Urgência),até o hospital e lá são deixados, mesmo sabendo que os mesmos não receberão atendimento.A exemplo do jovem Davi Honório Ferreira,13 anos, que caiu de uma árvore e perfurou as nádegas.
O SAMU, por determinação do coordenador do programa no Vale do Piancó,conduz apenas o paciente até o Hospital Distrital, ficando impossibilitado de fazer a remoção para outra localidade. A Diretora reclama de tal atitude pois, se o hospital não dispõe do médico para atender o paciente, não adianta recebê-lo e não prestar-lhe o socorro necessário. “Não entendo porque o médico do SAMU não pode atender esse paciente,de que adianta deixá-lo aqui? Temos toda equipe o hospital não está se negando a atender.”Wilka
Diante desse quadro, fica a população de Itaporanga e região desassistida na área de urgência médica no período mais crítico que é o fim de semana.