sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Vereadores pedem respeito aos cidadãos e cumprimento da LOA (Lei Orçamentária Anual)

Conjunto Chagas Soares espera por uma  lavanderia pública

Em Sessão Ordinária,realizada na Casa Adauto Antonio de Araújo no último sábado (24) o Vereador Luiz Alberto Tolentino(lula),pediu que fosse construída uma lavanderia no Conjunto Chagas Soares.

Em sua fala o Vereador diz que esse foi um pedido que recebeu enquanto concedia  uma entrevista ao programa radiofônico Microfone Aberto na Rádio Pedra Bonita.

A reivindicação é antiga,visto que consta como prioridade eleita pelos próprios moradores em reuniões plenárias ainda no orçamento do ano de 2009 e 2010,naquela época foram anunciadas também a aquisição de um terreno para referida obra.Essas  reuniões acontecem justamente para que cada comunidade participe do orçamento tornado-o assim mais democrático.

Infelizmente,mesmo constando como prioridade e claro como necessidade de uma comunidade a obra só se concretiza se houver interesse por parte do administrador.Coisa essa que não acontece em nosso município.

Pois,segundo o Vereador Francisco Saulo a LOA(Lei Orçamentária Anual)que se encontra para apreciação para o ano de 2012 é a mesma de 2011, apenas com alteração nos percentuais do valor total do orçamento previsto, mostrando claramente o desrespeito por parte da atual gestão para com a população e também para com o Poder Legislativo local.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Legislativo de Itaporanga discute sobre a necessidade de realizar concurso público no município.


O Vereador Francisco Saulo, requereu na última sessão que fosse feito concurso público nas áreas de educação,saúde e infra-estrutura no município de Itaporanga.Para ele esse tem sido o ponto crucial dos desmandos administrativos,é que os contratos são celebrados entre as pessoas ligadas ao administrador e muitas vezes sem que as mesmas estejam capacitadas para  desenvolver a função.
 
“A secretária de saúde tem sido uma festa,a de educação a mesma coisa.Se tem dinheiro pra pagar a contratado,faça concurso público e paga a quem de direito deve receber.É preciso acabar com esse oba,oba onde se troca voto,por prestação de serviço.”Falou Saulo

Muitos são os municípios que tem realizado concursos,aqui vizinho temos o exemplo de Piancó,São José do Caiana,Conceição está com edital aberto e tantos outros.Para se moralizar uma administração é necessário a utilização de ações que verdadeiramente esclarecem a população,deixando pra trás antigos costumes que há tempo só atrapalham o desenvolvimento do município.

O concurso é a forma mais digna se da oportunidade a todos,  que tenham interesse de ingressar no serviço público de forma definitiva,sem interferência de políticos aproveitadores que buscam trocar cargos públicos por votos.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Quase um milhão de reais investidos em 35 casas habitacionais na zona rural de Itaporanga.

Na última sessão realizada na Câmara Municipal de Itaporanga,o Vereador Francisco Saulo requereu que fosse enviado ao Poder Legislativo, informações sobre onde foram construídas as 35 casas habitacionais e quais os critérios utilizados para seleção das famílias.

Segundo ele,a carência do Município é enorme e o que não falta é gente morando em casas de taipas na zona rural,se essas foram feitas,  gostaria de saber onde?

É que a partir do momento que se veicula uma informação sobre aplicação do dinheiro público se faz necessário certas explicações. “É nosso dever, fiscalizar a aplicação desses recursos, na verdade não sei se essa informação procede, pelo o que li foram investidos R$ 750.000,00 a Câmara não tomou conhecimento de nada, acho estranho por isso espero as informações.Caso a notícia proceda,parabéns.Só nós resta perguntar quais os critérios utilizados,espero que não estejam mais uma vez trocando tijolo por voto.” Finalizou o vereador




http://rpscom1.blogspot.com/2011_07_31_archive.html

Vereador diz: A saúde do nosso Município está doente...

Foram essas as palavras do Vereador Francisco Saulo, na última sessão (24) da Câmara Municipal de Itaporanga.

Em tema livre, o vereador se mostrou insatisfeito com o descumprimento do Secretário de Saúde do Município, Gaudêncio Mendes que se comprometeu de enviar informações, sobre o porquê do atraso do pagamento de alguns servidores do PSF(Programa de Saúde da Família).

Recebemos o secretário e esperávamos que o mesmo nos apresentasse documentos que comprovassem sua fala, no entanto a justificativa foi algo muito distante da realidade, segundo ele o atraso ocorre por conta de um erro de pagamento efetuado no ano de 2009, vejamos, se passaram 2010 todos esses meses de 2011 só agora o problema foi identificado e o recurso bloqueado. Se o Secretário tem documentos, que comprovam isso porque não enviá-los como foi pedido na reunião que  aconteceu  há exatos dez dias atrás? Não estou aqui acusando ninguém,pedimos informações,relações de gratificações,extratos de contas da saúde. 
Hoje vivemos a gestão plena da saúde, onde a pessoa do  Secretário é que gerencia não só os recursos de sua pasta, mas também dos recursos que antes eram destinados ao Hospital Distrital. Sendo assim a saúde está doente, doente pelo hospital que não mais gerencia seus recursos, doente porque temos um dinheiro e esse não atende verdadeiramente a  população que dele necessita.

O vereador Luiz Alberto Tolentino, aparteando o colega justificou a sua falta na reunião com o secretário em virtude de uma cirurgia realizada em seu pai no dia da referida reunião. Mas se mostrou insatisfeito com as declarações do Secretário em veículos de comunicação locais, onde o mesmo deixa transparecer que ficou tudo explicado. “Não entendi, o fato é que o pagamento foi feito na manhã da quarta-feira (10),no dia em marcamos a reunião. Não se sabe de onde esse dinheiro foi tirado,se ele mesmo diz que o recurso se encontra bloqueado.Hoje mesmo tive informações de que um médico  Dr.Romulo, ainda não recebeu seu pagamento e em virtude disso se encontra afastado,dessa forma estamos caminhando para um verdadeiro caos na  saúde de nosso município”.Lula

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Entre em contato com os vereadores através da Ouvidoria


A Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Itaporanga, comunica aos internautas interessados em participar das Sessões Ordinárias que a partir de agora está mais fácil entrar em contato com o seu vereador.

Através do email ascom@camaraitaporanga.pb.gov.br, os internautas poderão conversar com seu vereador sem sair de casa. Os emails serão recebidos e encaminhados pela assessoria aos destinatários e havendo relevância serão discutidos em sessão.

Essa será uma porta para que a população possa reivindicar melhorias para a sua rua, escola e município.

É a sua realidade vinda à tona através da nossa ouvidoria.

Urgência na aplicação da Lei de Municipalização do Trânsito.

O Código de Trânsito Brasileiro, no melhor e mais equilibrado espírito federativo, prevê uma clara divisão de responsabilidades e uma sólida parceria entre órgãos federais, estaduais e municipais. Os municípios, em particular, tiveram sua esfera de competência substancialmente ampliada no tratamento das questões de trânsito. Aliás, nada mais justo se considerarmos que é nele que o cidadão efetivamente mora, trabalha e se movimenta, ali encontrando sua circunstância concreta e imediata de vida comunitária e expressão política.
Por isso, compete agora aos órgãos executivos municipais de trânsito  a responsabilidade pelo planejamento, projeto,operacionalização e a fiscalização, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais. A prefeitura passa a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito.
Educação essa, que passa longe da nossa realidade,pois o município vive um caos, sem termos a quem reclamar.Muitas já foram as reivindicações e estas são feitas em diversos cenários:sejam pelas ondas sonoras do rádio ou em sessões ordinárias da Câmara Municipal de nosso município.O fato é que nada foi feito e ainda estamos a esperar.Enquanto isso, a população sofre com o desrespeito dos condutores e até mesmos dos comerciantes que invadem as calçadas tomando o espaço do pedestre.Por onde anda o Código de Postura do Município,porque não utilizá-lo de forma justa dando direito a quem direito tem.
A impressão que se tem ao passar pela Avenida Getulio Vargas,em dia de feira é de total e absoluto descaso.É preciso reafirmar as palavras, reconhecendo que a  competência para gerir o Trânsito em nosso município é do poder Executivo local.
Portanto, faz-se necessário a implantação urgente das políticas públicas municipais de gerenciamento do trânsito, com o intuito de melhorar o tráfego de veículos e o deslocamento de pessoas de forma segura pelas ruas de nossa cidade.  

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Legislativo de Itaporanga reclama falta de atendimento dos Requerimentos .

Na última Sessão (10), realizada na Casa Adauto Antonio de Araújo,os vereadores usaram o tema livre para demonstrar indignação com a  atual Administração Municipal, que tem engavetado todos os Requerimentos aprovados nas sessões ordinárias.

Para o Vereador Saulo, os requerimentos e projetos, apontam  diretrizes por onde o Prefeito Municipal possa trilhar, com o intuito de encontrar as soluções possíveis para tantos problemas que afligem a nossa população. Porém, depois de aprovados e enviadas ao gabinete do prefeito, são condenados ao esquecimento, numa demonstração de total desrespeito  ao Poder Legislativo municipal.

Segundo os vereadores,não existe nenhum respeito com os pedidos que são encaminhados   e defendidos por seus propositores ,mesmo sabendo que os mesmos refletem os anseios da população. “O que acontece hoje nessa administração é muito secretário fazendo política com o erário público”,falou Herculano Pereira.

“Me sinto de mãos atadas diante de tamanho descaso. Nada, eu digo nada, requerido por mim, tem sido executado ,isso descredencia o Poder,pois somos nós quem votamos e aprovamos todas as leis do Município.Agora , acontece porque infelizmente quando o prefeito manda algum projeto polêmico ,lamentavelmente caros colegas essa Casa aprova”.Finalizou,José Valeriano da Fonseca.

Já o Vereador  Luiz Alberto Tolentino (Lula  da farmácia )diz: “ Estou ligando para o secretário de Saúde, já fiz 37 ligações ,preciso de uma ambulância para uma remoção de uma pessoa e ele sequer atende a ligação,isso é um abuso.Eu já fui secretário e meu celular sempre esteve a disposição de todos a qualquer hora,acredito que essa é a postura que deve ser adotada por quem ocupa um cargo como esse”.

Providências urgentes precisam ser tomadas,no sentido de resolver essa situação.Posturas precisam ser mudadas já que o Poder Legislativo representa toda uma população.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Prefeitura Municipal de Itaporanga,investe R$ 414.810,00 na Construção de canteiros nas principais avenidas.

A intenção poderia até ser válida,visto que a beleza das nossas avenidas é um sonho dos que gostam verdadeiramente da “terrinha”, contudo é inexplicável investir  valor tão alto em uma obra, sem dar sequer manutenção à mesma.

Refiro-me a limpeza diária dos canteiros,que hoje refletem o descaso da administração, pois o lixo toma conta dos lugares onde deveria existir formosura .As plantas adquiridas por valores exorbitantes estão quase que na sua maioria mortas pela falta de cuidados, pois em um região tão quente como a nossa,  as mesmas precisam ser irrigadas  diariamente.

Se faltam cuidados com os canteiros reformados (referente às mudas de árvores e a grama), sobra dinheiro na obra,comprovando a inexistência de crise financeira no município, pois, segundo informações da própria prefeitura, quase meio milhão de reais foram empregados na reforma, lembrando que todos  os tijolos feitos de areia e cimento utilizados,são produzidos pela própria prefeitura o que diminui significativamente os custos, sem falar na mão de obra ( pedreiros, serventes ) que é toda formada por funcionários do seu próprio quadro de pessoal.






Pelo valor gasto até o momento, ( já que a obra não foi concluída, podendo apresentar no futuro cifras bem mais elevadas)e, levando-se em conta o tipo de material utilizado como também  a própria mão de obra, percebe-se, de antemão,o superfaturamento da mesma, pois, tais números não refletem a realidade  do que ali é realmente empregado, pois se utiliza, como alicerce, os canteiros antigos que são apenas “cobertos” com a aplicação do novo material.
Calcule-se o número de tijolos utilizados, a areia e o cimento empregados e se chegará ao valor real da despesa, provando ser diferente da que se publica na imprensa, materializando, na íntegra, o superfaturamento.

Eterno benfeitor


Somos  uma terra abençoada,fundada às margens férteis do velho Rio Piancó, que cresce a olhos vistos em todos os campos da atividade humana, orgulhando os seus filhos e inspirando, no coração dos investidores, a certeza do retorno financeiro de cada centavo  que aqui seja  aplicado.

Nossa cidade cresce, progride, floresce, com ares de cidade grande, futurista, mas, todo esse  impulso desenvolvimentista,  tem, na sua origem, um pouco da visão benfeitora e progressista do Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, nosso eterno e querido Padre Zé.

Padre Zé vislumbrou nessa terra, outrora violenta, sanguinária e primitiva, a possibilidade de semear a paz entre as famílias, de cultivar o bem como forma de se iniciar um plano de aproveitamento das suas potencialidades, que se iniciaria pela  pacificação dos homens em favor de algo maior: o desenvolvimento local.

Por isso, no aniversário da sua morte, está ele cada vez mais vivo na nossa memória, como um guia espiritual que amou e serviu a Itaporanga de forma desinteressada e, por isso, tenho orgulho de chamá-lo nosso Eterno Benfeitor.

Vereador Francisco Saulo.