segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Em Itaporanga serviços básicos são ignorados pela administração municipal.

Em Sessão Ordinária realizada no último sábado(28),vereadores se mostraram  indignados com total descaso  dado aos  funcionários do Programa Saúde da Família (PSF)  ,que estão com seus salários atrasados.

Os vereadores Francisco Saulo,Herculano Pereira,José Valeriano fizeram uso da palavra e criticaram o desrespeito que vive hoje os servidores municipais,que são  ouvidos pelo secretário Gaudêncio Medes,e muito menos pelo Prefeito  Djaci Brasileiro.

Na verdade o que acontece nesse momento no município é um  verdadeiro caos,pois serviços básicos como saúde  e educação não recebem a devida atenção.Os servidores da saúde relatam que estão com  salários atrasados há três meses,e que as  razões são desconhecidas.

Segundo a Presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde, Suelen Mendes o Município  pagou , apenas uma dos meses  atrasados, e, justamente ,no do dia em que o secretário iria prestar esclarecimentos aos vereadores  sobre o não pagamento. “ O PSF do Alto das Neves(Vaca Leiteira como é conhecido) está há mais de dois meses sem médico,os demais servidores continua indo mesmo sem receber seus vencimentos”.Essa é uma constatação da falta de comprometimento com os moradores daquele bairro.

Foi  aprovado na sessão  mais uma convocação do secretário de saúde, juntamente com prefeito para  esclarecer as razões da continuidade do entrave,já que, o secretário ,após a ultima reunião com vereadores,  ter dito em entrevista aos veículos de comunicação locais, que o problema estaria solucionado.

Já a educação, que deveria ser prioridade no município,vive um quadro de  absoluto abandono.Fotos da escola Josino Ricarte, apresentadas durante a sessão comprovam as aberrações vivenciadas diariamente por cerca de 160 alunos.A constatação é tão real que gerou um vídeo de aproximadamente 10 minutos.O que se vê são fossas abertas,muros caídos,janelas arrobadas,muito mato e insegurança total por parte do alunado. 

A assessoria de comunicação do Município,  tenta passar uma imagem positiva da administração escondendo a verdadeira realidade que é do conhecimento  de  toda população.

domingo, 9 de outubro de 2011

Câmara Municipal de Itaporanga convida a população para discutir LOA (Lei Orçamentária Anual), vigência 2012

 A Constituição Federal de 1988 dispõe de uma seção específica sobre orçamento, em seus artigos 165 a 169, a qual deve ser amplamente estudada e compreendida.

A base para um bom entendimento sobre orçamento público, passa pela compreensão dos conceitos e características do PPA(plano plurianual), LDO(lei de diretrizes orçamentárias) e LOA(lei orçamentária anual).

O orçamento participativo terá como meta principal  reduzir desigualdades, segundo critério populacional.Ninguém melhor que a própria população para conhecer suas prioridades.

Com o intuito de tirar do papel e tornar o assunto verdadeiramente discutido entre as Classes e Entidades a Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal De Itaporanga,convida a população em geral para participar das reuniões para analise e discussão do Projeto  de Lei Orçamentária para  vigência de 2012.

As reuniões aconteceram sempre na sede própria da Câmara Municipal de Itaporanga a partir das 20 hs.

Calendário de Reuniões

CDL – 30/09/2011
CONFIM-(Comunidades rurais) – 06/10/2011
Maçonaria – 07/10/2011
Igrejas Católicas e Batistas – 13/10/2011
Fund.Frc° de Sousa e Anália Rodrigues – 14/10/2011
Colégio Diocesano e Monteiro Lobato – 20/10/2011
Liga Desp. De Itaporanga – 21/102011
Conselho tutelar e Centro Esp. J. Nazaré-27/10/2011
Assoc. dos Agentes Com. De Saúde e Cop.Mun. de Assistência  a pobreza 28/10/2011
Educação e Saúde

Câmara Municipal cobra providências para o problema da falta d’água.


Todo mundo sabe que o liquido mais precioso que existe no planeta terra é a água. Sem ela não haverá vida na terra. Também é do conhecimento de todos o problema que a região nordeste enfrenta nos períodos de estiagem, esse é um problema antigo e também sem solução.

Na verdade essa solução não vem, porque infelizmente quem realmente deve se preocupar com a solução definitiva para assuntos como esses, está ocupado cuidando cada um de suas próprias prioridades. Na casa dessas autoridades não falta água; os banheiros não ficam sujos e as roupas e colarinhos estão sempre bem branquinhos, prova essa que não existe escassez .

Realidade bem diferente do que acontece em nosso município, pois infelizmente só com a conclusão da obra da adutora é que  definitivamente o problema seria resolvido. Muito já foi falado a respeito,contudo os fatos contradizem a publicidade,entra governo e sai governo e a   solução definitiva para o problemático fornecimento de água da cidade na acontece.

A Câmara Municipal, através do Vereador Luiz Alberto Tolentino  se pronunciou no sentido de enviar oficio ao Gerente Regional da CAGEPA(companhia de água e esgotos da Paraíba)pedindo providência urgente.Já o Vereador Francisco Saulo da Silva, pediu que o senhor prefeito, Djaci Farias Brasileiro que é aliado do governador usasse toda influência possível para reativar as obras da adutora, já que a mesma  foi paralisada  já na atual gestão .

Infelizmente, retrocedemos no tempo, e, em plena era da informática, é comum se vê lata d’água na cabeça da maioria dos Itaporanguenses.A torneira que representa um avanço tecnológico perdeu sua utilidade, pois a mesma, infelizmente, não conduz o tão precioso liquido.



Diante dessa a realidade, que as autoridades competentes se posicionem no sentido de resolver definitivamente o problema. O  fato é que, com água ou sem água, a conta chega todos os meses em nossos lares.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Prazo para filiação partidária encerra hoje

Encerra hoje (07) o prazo para os eleitores que pretendem concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, nas eleições municipais de 2012. Isso porque a Justiça Eleitoral exige que o candidato tenha filiação de no mínimo um ano antes do pleito. 
 
A mesma exigência vale para o domicilio eleitoral, quando se trata de eleição municipal. Ou seja, o candidato deve residir há pelo menos um ano no município onde vai concorrer ao pleito.
 
Poderá filiar-se a partido o eleitor que estiver em dia com a Justiça Eleitoral. Para se filiar o eleitor deve dirigir-se à sede do partido munido do título eleitoral e preencher a ficha de filiação. Depois de observados os demais procedimentos contidos no estatuto partidário da agremiação, a filiação é considerada deferida em âmbito partidário, com posterior comunicação à Justiça Eleitoral.

 
Os partidos têm até o dia 14 de outubro para apresentar a lista de filiados atualizada para a Justiça Eleitoral, por meio do Filiaweb, sistema disponível no portal do TSE (www.tse.jus.br).

Iluminação pública de Itaporanga,expõe população a acidentes

Essa semana a Folha online(www.folhadovali.com.br),publicou uma matéria intitulada como Itaporanga: uma ocorrência que virou rotina e que pode também virar tragédia.A referida matéria trata do descaso com relação a rede elétrica, que a cada dia sofre com a passagem de caminhões que derrubam  os postes e deixam os fios pendurados.

Muitas já foram as reclamações com relação a reposição dos postes, principalmente os que se encontram prestes a cair e com ferragem exposta,a exemplo de um poste que já foi denunciado inúmeras vezes em programas radiofônicos que fica na frente de Assis Ferreira.
 
A Câmara Muncipal de Itaporanga, através do vereador Francisco Saulo já se pronunciou e requereu que fosse substituídos todos os postes que se encontram danificados,expondo a população a alto risco de acidentes.

A Avenida Getulio Vargas,principal via asfáltica da cidade é bom exemplo da decadente realidade vivenciada no município.Um dos postes apresenta declínio e rachaduras no concreto  podendo a qualquer momento causar uma enorme tragédia.

Infelizmente o poder público no município de Itaporanga,se encontra muito ocupado antecipando a campanha eleitoral que aconcerá  em 2012.Só se ouve falar de pedidos de votos e futuros candidatos,que estão utilizando a maquina pública como promoção pessoal.

Dessa forma a cada dia,torna-se mais evidente o descaso nos diversos segmentos.Fazendo uma rápida análise, o lixo toma conta da nossa cidade,a merenda  servida nas escolas do município não atendem as necessidades nutricionais dos alunos ,e infelizmente o  matadouro público continua interditado, sem que haja nenhuma previsão para  solução definitiva.



Que a sociedade consciente de seus direitos e deveres possa não só reclamar, mas também reivindicar do administrador soluções, pois é para isso que o elegemos.