A população de Itaporanga tem reclamado constantemente do estouro de galerias na cidade. É que o mau cheiro e a sujeira provocada pela falta de manutenção dos esgotos vêm oferecendo riscos à saúde pública e causando transtornos.
Embora se cobrem ações enérgicas da gestão pública municipal, a solução é de competência da Cagepa que deverá minimizar os estragos e incômodos causados à população fazendo a desobstrução das galerias. No entanto, a medida é uma ação paliativa e não acaba o problema.
Embora se cobrem ações enérgicas da gestão pública municipal, a solução é de competência da Cagepa que deverá minimizar os estragos e incômodos causados à população fazendo a desobstrução das galerias. No entanto, a medida é uma ação paliativa e não acaba o problema.
Galerias estouradas incomodam os moradores
A galeria estourada na Avenida Getúlio Vargas desde domingo, por exemplo, vem incomodando principalmente os comerciantes que reclamam do mau cheiro e dizem que isso atrapalha as vendas já que os clientes evitam deslocar-se por essas imediações.
A galeria estourada no centro fica em frente à porta de uma papelaria e causa incômodos a quem passa. Segundo informações de comerciantes que trabalham nas imediações, o gerente da Cagepa de Itaporanga, Dr. Pedro Filho, já foi informado e esteve no local. O gerente estaria esperando um carro que vem da cidade de Patos para fazer a manutenção da rede de esgotamento.
Mesmo com a disponibilidade da Cagepa em minimizar o drama com a desobstrução e manutenção das galerias, a solução desse problema implica em ações bem mais eficazes. É que devido o crescimento da cidade, a rede de esgotos já não atende com eficiência as necessidades locais, nesse caso, o ideal seria refazer toda a tubulação, e não apenas adotar ações que dão resultados em curto prazo e, em contrapartida, causam aborrecimentos constantes a população.
O problema também atinge os moradores do Conjunto Miguel Morato que convivem constantemente com o drama das galerias entupidas e dos constrangimentos causados a quem passa pela rua.
Galeria desentupida semana passada no Conjunto Miguel Morato
Semana passada a galeria do Conjunto foi mais uma vez desentupida, no entanto, o problema que aparentemente estaria resolvido parece causar mais estragos. É que mesmo estando desentupida, a sujeira da galeria escorre para a Chácara do agricultor Assis Venâncio que diz sofrer muito com isso.
Seu Assis Venâncio reclama com veemência da situação da galeria e conta que já teve vários prejuízos. Ele diz que já perdeu vários animais como carneiros e vacas por conta da contaminação do pasto. “Os animais que consomem o pasto contaminado acabam ficando doentes e morrendo” explica.
Neste sentido, o que se quer, na verdade, é que a autoridade competente, no caso, a Cagepa, apresente soluções o mais rápido possível.