Atualmente são várias famílias que participam do Programa de Atenção Integral a Família (PAIF) e sentem seus benefícios. O Programa, que é desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), tem a finalidade de assistir a família e gerar melhores condições de vida e bem estar social.
Embora o PAIF seja um programa federal e esteja sendo executado em Itaporanga desde a gestão passada, somente na atual administração ele ganhou uma atenção especial. Para se ter uma idéia, além de participar ativamente e acompanhar as atividades, a atual gestão providenciou novas instalações e infra-estrutura necessárias para atender efetivamente o público-alvo e alcançar os objetivos do programa.
O CRAS funciona no Loteamento Bauduino de Carvalho, no Conjunto Chagas Soares, e de acordo com o secretário de ação social, Erivaldo Rufino, o Centro conta com uma estrutura que atende as necessidades do programa.
A equipe é formada por 2 psicólogos, 2 assistentes sociais e uma pedagoga, que trabalham para garantir a efetiva inclusão, orientação e valorização da família, auxiliando na formação das crianças e nas relações sociais.
Além da contribuição da assistência psico-social, a profissionalização também é importante. Os cursos profissionalizantes oferecem o acompanhamento técnico que possibilita a inserção no mercado de trabalho. De acordo com Erivaldo Rufino, secretário de Ação Social, a atual gestão preocupou-se em fazer um levantamento sobre quais cursos atenderiam a necessidade do mercado local, para intensificar a profissionalização e permitir a geração de renda das famílias atendidas.
O secretário explica que a finalidade não é somente capacitar, mas apresentar mercado com possibilidades de inclusão. “Como a região de Itaporanga destaca-se na área têxtil, a intenção é capacitar as pessoas e encaminhá-las ao mercado local” destacou. Ele conta que foram formadas duas turmas de corte e costura e uma de pintura em tecidos.
Para a instrutora Francilene de Lucena Araújo o curso de corte e costura é o mais procurado. Segundo ela, as aulas da nova turma terão início já em outubro. Ela explica que a partir do aprimoramento oferecido nos cursos e do desempenho dos alunos, há uma grande chance de serem absorvidos pelo mercado interno local, como aconteceu com a costureira Joanice Rodrigues Alves, que terminou o curso este mês e já está empregada em uma tecelagem desta cidade.
Além de gerir bem o programa que é federal, a atual administração preocupa-se em adotar medidas concretas que viabilizem as ações e intensifiquem os benefícios na comunidade. O prefeito Djaci Brasileiro explica que dar assistência às famílias e oferecer possibilidades de progresso é pensar na cidade como um todo e assumir o compromisso de promover o bem comum.