quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Hugo Motta traça diretrizes para o Grupo de Trabalho que vai acompanhar e fiscalizar as empresas de telefonia móvel

Na noite desta quarta-feira (9), o deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB) se reuniu com os demais membros do Grupo de Trabalho que vai fiscalizar e acompanhar as empresas que prestam serviço de telefonia móvel para traçar as diretrizes da ação.

Juntamente com os deputados Antônio Imbassahy (PSDB-BA), Domingos Neto (PSB-CE), Júlio Campos (DEM –MT), Sibá Machado (PT-AC) e Wellington Roberto (PR-PB), Hugo Motta solicitou à Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática o agendamento de uma visita à ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações.

Hugo Motta afirmou que já foi definido pelo grupo visitas às empresas para que vejam os planos de expansão que elas estão planejando para melhorar os serviços, bem como acompanhar se os serviços de concessão pública que são feitos entre estas empresas e a Anatel estão dentro do padrão estabelecido pelo Governo federal.

Outra preocupação do Grupo é também em relação à expansão da banda B se ela está sendo realmente feita da maneira correta. “A partir dessas visitas iremos tomar as providências necessárias que forem cabíveis ao Poder Legislativo, para melhorarmos os serviços prestados a população por parte das empresas de telefonia móvel”, explicou o deputado federal.

Iniciativa privada

A banda B é a faixa de freqüência destinada à telefonia celular, que está sendo explorada pela iniciativa privada.
Esse novo espaço no espectro eletromagnético brasileiro começou a operar no ano de 1998, oferecendo serviços digitais, e é a segunda faixa reservada para a telefonia móvel no Brasil.

A primeira faixa de freqüência do espectro eletromagnético, reservada pelas autoridades que regulam as telecomunicações para telefonia móvel, é a banda A. No Brasil, o início da telefonia celular ocorreu por esta banda, com serviços analógicos oferecidos pelas empresas do extinto sistema Telebrás.

Gilclécio Lucena - Assessor de Comunicação Deputado Federal Hugo Motta