quarta-feira, 2 de junho de 2010

Em Patos: Alunos vão estudar com netbooks na sala de aula

Hoje apenas cadernos e lápis que fazem parte da rotina dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zefinha Motta, localizada a Rua Projetada, nas Sete Casas, em Patos. A partir de agosto essa realidade vai mudar. É que a escola foi contemplada com o programa UCA Total (Um Computador Por Aluno), do Ministério da Educação (MEC).

Os 169 alunos vão receber um minicomputador portátil conectados à internet para desenvolver suas atividades durante as aulas. A novidade foi anunciada pelo secretário de educação, José Francisco de Sousa (Zeca). “Sabemos que o domínio da informática é hoje uma das principais exigências do mercado de trabalho. Além disso, o contato com os computadores deixa as crianças mais interessadas nas aulas”, afirma Zeca.

Os minicomputadores serão usados em disciplinas regulares como português e matemática. “Os alunos ficararão mais atentos às aulas. O trabalho do professor será facilitado. Com a ajuda da informática, preparar uma aula será muito mais prático”, acrescentou o secretário.

Assim como os alunos, os professores vão receber o equipamento, mas conectado a uma lousa digital, que substituirá o quadro negro. O que a professora escreve na lousa aparece no monitor das máquinas de cada aluno. Quando os netbooks forem utilizados, as professores são auxiliadas por outros três funcionários da escola.

Segundo pesquisa realizada pela direção da escola, três em cada quatro alunos do ensino fundamental ainda não tiveram contato com a internet por meio dos netbooks. Neste mês de junho uma comissão de técnicos do MEC desembarcará em Patos para fazer uma vistoria na escola Zefinha Motta. Em seguida a Secretaria de Educação iniciará o processo de adequação dos equipamentos para que possa receber os mais de 160 notebooks destinados a escola.



Patos Online