quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Escola Ativa: Salas multiseriadas garantem acesso à educação de qualidade na zona rural.

Educação de qualidade é um direito de todos. Em Itaporanga, para garantir esse direito, a secretaria de educação está executando o programa federal Escola Ativa, que gera oportunidades de acesso para as crianças e adolescentes que moram no campo.

Como algumas comunidades rurais dispõem de poucas crianças em idade escolar, e estas em séries diversificadas, o programa cria oportunidades e minimiza os problemas de locomoção, como também de manutenção, já que seriam necessárias várias salas para acomodar menos de 10 alunos em cada uma delas.

Neste sentido, o Programa Escola Ativa permite o ingresso na educação básica e gera possibilidades de aprendizagem dentro de salas de aula multi-seriadas, ou seja, em salas que comportam alunos de variadas séries.

De acordo com a psicopedagoga Rossana Sales da Fonseca, as salas multi-seriadas permitem a interação e dinamizam a entrada de alunos na escola. Ela explica que a dificuldade de manter várias salas de aula com poucos alunos impossibilitaria o acesso à educação. “O programa viabiliza as aulas e amplia as possibilidades de aprendizado, em vez de limitar o acesso.” ressaltou.

O município disponibiliza 24 professores que atendem ao programa e segundo o secretário de Educação, Josias Tolentino, os educadores recebem a capacitação do governo federal. Segundo ele, o treinamento viabiliza a prática de ensino e qualifica melhor a educação no campo.

De acordo com o secretário, além de ingressarem na escola, os alunos recebem kits específicos para auxiliar no processo de aprendizagem.

Nesse caso, embora seja um programa federal, o apoio da prefeitura tem sido essencial para alcançar bons resultados na educação municipal.