terça-feira, 20 de outubro de 2009

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente desenvolve projeto de arborização

A secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente está desenvolvendo um projeto de arborização em Itaporanga/PB que promete trazer muitos benefícios sem que exista graves impactos ambientais. A intenção é fazer com que haja uma diminuição nas altas temperaturas e que a cidade também fique mais bonita.
Por possuir características indicadas para a região, o nin africano foi a espécie escolhida para o projeto de arborização. Além da propriedade de resfriar o ambiente, o nin africano é repelente e também ajuda no combate ao mosquito da dengue.

De acordo com o secretário, Sebastião Lemos, alguns canteiros da cidade já possuem a espécie da planta. Ele conta que até o momento foram plantadas 250 mudas, mas que ao todo foram adquiridas 800 mudas de nin africano que serão plantadas através do projeto de arborização e do intenso trabalho de conscientização desenvolvido nas escolas e em toda a cidade.
O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a secretaria de Educação do município que deve mobilizar as escolas na execução do plantio das mudas. A Escola Municipal Jacinta Chaves, por exemplo, está trabalhando a conscientização das crianças sobre o Meio ambiente e explicando os benefícios dessa iniciativa.

A idéia do prefeito Djaci Brasileiro é substituir todas as plantas da Avenida Getúlio Vargas pelo nin africano, mas a substituição será feita de forma racional para evitar impactos ambientais, como orientou a Sudema.

A Secretaria de Agricultura pretende envolver toda a sociedade e incentivar o plantio do nin africano. E pensando nisso, a secretaria está organizando um cadastro para aquelas pessoas que desejem adotar uma árvore. Os cadastrados receberão a muda gratuitamente e, além de cuidar do meio ambiente, estará deixando a cidade mais bonita, e contribuirá diretamente com o melhoramento do clima local.